11 de out. de 2012

O circo alegre

"Respeitável público"
Assim, como no circo, deveria ser anunciado o histórico julgamento do caso mensalão. Sem alusões as calhordas do palhaço traiçoeiro. Todavia, de uma forma a se considerar o avanço no setor judiciário Brasileiro.

O destaque que a mídia vem dando diariamente em seus veículos, envolve o reconhecimento, pelos leitores, do caso extraordinário nos tribunais de Brasília. A maioria da população ainda não acredita no que está acontecendo. Talvez pelo histórico dos nossos governantes, ou talvez pelo conceito cultural apolítico instalado na nossa sociedade. Mas sem dúvidas, o mensalão ganhará lembrança como o primeiro caso envolvendo políticos de calibre a irem para o tribunal, por crime sinônimo de política Brasileira: a corrupção. Tão pouco creio que esse escândalo de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção ativa tenha sido o único esquematizado(não isentando o passado), pelos corredores do planalto. Entretanto, foi o qual a União teve a competência de dar um basta! e julgar os parlamentares envolvidos, anteriormente intocáveis e hoje réus.

Não temos ainda a definição de nenhum encarceramento determinado pela cúpula julgadora do STF, porém, há expectativa de que toda a tenda armada não termine em chamas com um número mal executado pelo trapalhão. E que uma decisão para o bem do futuro, seja permitida aos malfeitores - condenados na cadeia - como exemplo para quem pensar em desviar dinheiro dos cofres públicos.

O mensalão e a repercussão de toda a patifaria política sobre corrupção no Brasil, pode deixar um legado importante tanto no congresso como também em nossa sociedade. O sentimento de impunidade se esvair. E que as pizzas servidas no final das plenárias do governo, sejam servidas na cadeia para os futuros cárceres.

[Afinal, no circo não se costuma comer pizza]

Mensalão,

Por Rubens Barizon

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente! Ironia que não deixa de mostrar a verdade.